Juliana Vasquez's profile

Como economizar no intercâmbio? Conheça 8 segredos

Como economizar no intercâmbio? Conheça 8 segredos
Fazer um intercâmbio é um privilégio e, definitivamente, uma das melhores experiências que alguém pode ter. Conhecer novos lugares, pessoas, idiomas e culturas faz parte de toda a riqueza adquirida nessa fase da vida, e é comum voltar para casa mais amadurecido pessoal e profissionalmente.
Sim, embora seja enriquecedor poder viver em outro país, a fluência adquirida no idioma nativo é o ponto principal dessa escolha. Muitas das grandes empresas procuram por profissionais capazes de se comunicar sem dificuldades em outras línguas — principalmente em inglês e espanhol — e, nesse ponto, é bastante vantajoso ter um intercâmbio no currículo.
No entanto, o problema de muitas pessoas é a questão financeira, pois é necessário investir, no mínimo, em passagens aéreas, hospedagem, curso e alimentação, o que pode assustar o intercambista no começo do processo.
Mas nada tema, pois, mesmo com um orçamento mais apertado, há muitas maneiras de conseguir controlar seu dinheiro na hora de viajar. Separamos 8 dicas de como economizar no seu intercâmbio. Confira!
1. Escolha um destino que caiba no seu bolso
A primeira coisa que você deve fazer é definir quanto está disposto em gastar durante o período fora do Brasil. Com essa decisão tomada, é hora de escolher qual país melhor se adéqua ao seu orçamento. Pesquisar o custo de vida dos destinos e as moedas locais é o caminho mais eficiente para começar a planejar a viagem.
Além disso, o custo de vida pode variar dentro dos países, portanto, é importante estudar todas as possibilidades antes de escolher ir diretamente para a capital. Muitas vezes, o valor da acomodação é menor nas cidades do subúrbio, mas o transporte pode ficar mais caro. Coloque tudo na balança antes de fechar o intercâmbio.
período do ano em que pretende viajar também pode influenciar nos valores. Tente evitar as épocas de alta temporada, em que os preços tendem a ficarem mais caros.
2. Organize-se financeiramente
Decidido o orçamento inicial e o destino, fica mais fácil controlar seus gastos. Faça um planejamento de todas as suas necessidades diárias, como transporte, alimentação e hospedagem, e quanto cada atividade custará. Dessa maneira você saberá quanto poderá despender com outras coisas, como passeios e compras.
Para facilitar, é altamente recomendável a elaboração de uma planilha de organização financeira no Excel para controlar as despesas diárias. Assim, você não perde o controle do seu dinheiro e sabe o que ainda pode ou não gastar.
3. Pesquise, pesquise e pesquise um pouco mais
A maioria dos países oferece promoções para estudantes, principalmente para atividades culturais e passeios turísticos, por isso, é sempre bom fazer uma boa pesquisa sobre seu destino antes de embarcar.
Outra dica de como economizar é ficar atento aos cupons de desconto oferecidos pelas lojas e restaurantes. Essa prática é muito comum em alguns países e, normalmente, são disponibilizados no próprio site dos estabelecimentos.
Além disso, é bom ficar atento aos mercados da região em que você ficará hospedado, pois, assim como aqui no Brasil, os preços podem variar bastante de uma loja para outra. Pesquise o melhor custo-benefício para satisfazer seu orçamento.
4. Planeje sua alimentação diária
A alimentação é um quesito que se deve ter maior cuidado. Claro que, em uma viagem para um país diferente, comer em restaurantes é uma bela forma de aprender bastante sobre a cultura local.
Certo, mas e no dia a dia? Comprar refeições todos os dias pode desfalcar seu orçamento, que você poderia usar para outras coisas, como compras e atividades culturais.
A dica é: faça sua comida. Essa é a forma mais barata de se alimentar, além de ser mais saudável do que comer em fast-foods todos os dias. Compre seus ingredientes (lembra do mercado com preços melhores?) e faça a maior parte das suas refeições.
5. Matricule-se com antecedência
Escolhido o destino, é hora de decidir o curso e a escola. Pesquise por instituições com referências, que tenham valores que caibam no seu bolso e que, principalmente, combinem com seus objetivos no intercâmbio.
Matricular-se com antecedência ajuda no planejamento da viagem e, muitas vezes, você pode conseguir uma condição de pagamento melhor, com prazos maiores para parcelamento e até descontos.
6. Use o transporte público
Nada de táxi! Uma ótima forma de economizar na sua viagem é utilizar o menor número de transportes possíveis — o famoso “bater as perninhas pela city”. Claro que, muitas vezes, fazer tudo que quer a pé é impossível.
Nesses casos, use o transporte público. As grandes cidades oferecem uma grande variedade de meios de transportes, como ônibus, metrô, trens e até mesmo bicicletas! Além disso, é comum existir passes semanais ou mensais de uso, o que acaba saindo bem mais em conta.
7. Procure a melhor hospedagem para você
Existem diversos tipos de hospedagens na hora de fazer um intercâmbio, como hostels, alojamentos de escolas ou universidades e casas de família.
Normalmente, quando se pensa em economizar, a melhor opção é a casa de família, em que você aluga um quarto na casa, podendo usar o banheiro e até a cozinha em alguns casos. Assim, é possível cozinhar suas próprias refeições e economizar uns trocados, como já dissemos.
A vantagem das acomodações, por outro lado, é ficar mais perto do local do curso, o que garante um custo menor na hora de se deslocar.
Faça as contas e decida entre qual opção tem o melhor custo-benefício para você.
8. Considere arrumar um emprego
Alguns países, como a Austrália e a Nova Zelândia, possibilitam que você trabalhe e estude ao mesmo tempo. Para isso, é necessário um visto de estudante, que permite trabalhar até quatro horas diárias.
Essa é uma ótima opção de intercâmbio: possibilita o ganho de um salário para ajudar nas despesas enquanto estuda e ainda melhora a fluência na língua nativa, já que no trabalho é necessária a interação com diversas pessoas.
O intercâmbio é uma ótima oportunidade de aprender e crescer, além de agregar muito ao currículo. E, conforme mostramos, existem diversas formas de fazê-lo sem gastar muito. Planeje sua viagem com calma, tenha sabedoria na hora de gastar e saiba como economizar. Não deixe sua oportunidade passar. Lembre-se: viajar é a única "compra" que torna você mais rico.
E aí, este post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!

Social Posts
Quer saber como economizar na hora de fazer seu intercâmbio? Clique aqui e saiba mais!
Saiba como economizar na hora de planejar seu intercâmbio. Entenda melhor clicando no link.
Viagens são sinônimo de muito gasto? Nem sempre! Saiba como economizar no intercâmbio.

Como economizar no intercâmbio? Conheça 8 segredos
Published:

Como economizar no intercâmbio? Conheça 8 segredos

Published:

Creative Fields